sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pop - Arte


A chamada Pop Art representou uma reacção à arte abstracta através de um regresso ao figurativo, convocando temas intimamente ligados ao quotidiano urbano.

Surgiu a cerca de 1959 na Inglaterra e, sobretudo, nos Estados Unidos, onde foi rapidamente assimilada como expressão da cultura popular americana. Tecnicamente, a pintura pop move-se entre as colagens, a fotomecânica e a pintura lisa sobre elementos recortados.

Roy Lichtenstein, nascido em Nova Iorque, é o genuíno representante da integração da banda desenhada na estética da Pop Art. De facto, as figuras de banda desenhada são em geral estereótipos, pois o seu significado depende da aparência: uma rapariga bonita tem de ser uma boa menina, a menos que lhe seja acrescentado qualquer sinal maléfico para a distinguir.

O contorno a preto, a escolha limitada a cores industriais, o recurso a técnicas de impressão e a padrões de pontilhados, são outros dos traços das suas pinturas da banda desenhada. Lichtenstein acentua ainda os clichés desta pela utilização de cores primárias, fortes, contraste e um impressionante desenho unificador.

Sem comentários:

Enviar um comentário